Saiba como usar a inteligência artificial para melhorar a efetividade das vendas - Harpia Cloud
16112
post-template-default,single,single-post,postid-16112,single-format-standard,bridge-core-2.1.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-20.1,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive
 

Saiba como usar a inteligência artificial para melhorar a efetividade das vendas

Inteligência artificial

Saiba como usar a inteligência artificial para melhorar a efetividade das vendas

Atualmente, a inteligência artificial está mudando a gestão de vendas e o comportamento de compra dos consumidores. Agora, eles esperam ter experiências personalizadas e gratificação instantânea a cada contato, como recomendações de produtos online e interações mais inteligentes com os colaboradores nas lojas físicas. E o uso de recursos de inteligência artificial em vendas está dando esse poder para as empresas oferecerem experiências realmente personalizadas para seus clientes.

Sabemos que inteligência artificial é uma realidade. Existe uma quantidade incomensurável de dados que, para terem algum valor, precisam ser lidos, entendidos e categorizados por programas de inteligência artificial. Agora, vamos ver como isso pode afetar as suas estratégias de gestão de vendas:

1 – Conhecer o cliente melhor que ele mesmo

Com base em alguns traços em comum, ou a partir de um tema, espaço de tempo, forma de interação, usos de certas expressões e outras bilhões de características que cada indivíduo tem, é possível traçar perfis de público, delimitá-los e utilizar essas informações para montar campanhas de marketing direcionadas que vão resultar em maior efetividade das vendas. Essas informações são nada mais, nada menos do que a mesclagem de dados operacionais (O-data) com dados de experiência (X-data), que quando alinhados e traduzidos por tecnologias e I.A, permitem desenhar previsões e mostrar insights .

Com isso, é possível adiantar tendências, necessidades ou desejos a serem supridos. Os dados brutos não estruturados, com o devido tratamento com recursos de inteligência artificial em vendas, se transformam em vantagem competitiva.

2 – Direcionar a publicidade e aumentar a conversão

Com base no conhecimento do consumidor, é possível utilizar programas de inteligência artificial em vendas que organizem e executem campanhas de marketing com direcionamento de público. Ou seja, a partir de critérios já selecionados, as campanhas chegarão somente ao consumidor que já tem potencial interesse. Esses mesmos critérios também segmentarão consumidores que ainda necessitam de ações para seguir seu caminho na trilha do funil de vendas, nutrindo-os, para que no final, também se tornem oportunidades.

3 – Personalizar o atendimento automatizado ao humanizar o robô

O uso de assistentes virtuais, atendimento automatizado e tecnologias semelhantes têm se tornado cada vez mais comum. No entanto, ainda falta um pouco de toque humano nesse tipo de atendimento.

Assistentes virtuais que utilizam programas de inteligência artificial estão se tornando cada vez melhores, especialmente porque, com o Deep Learning, eles aprendem e compreendem mais a cada novo atendimento, oferecendo soluções mais rápidas para problemas similares já antes solucionados.

A humanização do atendimento é uma estratégia de marketing baseada no relacionamento. Conseguir aliar isso com a utilização da inteligência artificial em vendas é um grande diferencial de mercado.

4 – Garantir uma boa experiência do consumidor para engajamento e fidelização

A conversão é o objetivo principal da maioria das estratégias de marketing, mas também existe outro resultado igualmente importante e que não deve ser esquecido: conseguir o engajamento e a fidelização do consumidor. Uma estratégia de marketing de relacionamento passa, necessariamente, por oferecer ao cliente, mais que um produto, uma experiência excelente desde o primeiro atendimento até o momento do pós-venda — ou seja, por toda a jornada do cliente.

A inteligência artificial pode garantir que esses passos sejam devidamente executados, propiciando dados estruturados relevantes. Há muitas formas de utilizá-la na sua estratégia de marketing e na gestão de vendas, da simples análise de dados até como assistente virtual.

Uma força de vendas com mais inteligência

Além disso, como a inteligência artificial irá melhorar a efetividade das vendas e da sua força de vendas? A força de vendas é um grupo de profissionais capacitados e interessados na solução das necessidades do cliente, direcionados pelas estratégias definidas pela gestão de vendas. Diferentemente da equipe comercial, cujo principal finalidade é alcançar metas e atingir objetivos de vendas, o foco da força de vendas é garantir integralmente a satisfação do cliente.

A partir do interesse em atender a estas demandas, a força de vendas de uma empresa precisa ter determinadas características para que possa cumprir o seu objetivo. E, para isso, a equipe precisa contar com informações consistentes, contextualizadas e transparentes para uma eficiente atuação, o que é possível com a implementação da inteligência artificial em vendas.

  • Entendimento dos produtos e serviços disponíveis

Para que se possa compreender a melhor forma de ajudar o cliente, é preciso ter um conhecimento completo sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa. Somente assim será possível ajustar as necessidades do consumidor às soluções disponíveis pelo negócio e melhorar a efetividade das vendas.

  • Equilíbrio na priorização entre a empresa e o cliente

Para que o gestor construa uma força de vendas capaz de alcançar suas metas, é necessário um equilíbrio entre os objetivos da empresa e as necessidades do cliente. A força de vendas deve ser capaz de gerenciar tanto o foco no cliente quanto no propósito empresarial. Desta forma, a empresa obtém uma maior lucratividade e um consumidor satisfeito com as soluções propostas.

  • Time altamente especializado

Para o sucesso deste time, é preciso uma equipe que se mantenha em constante processo de aprendizagem. Apenas com especialistas capazes de compreender os objetivos, o cenário e prever projeções a partir do uso da inteligência artificial em vendas, as necessidades dos clientes poderão ser atendidas de forma rápida e eficiente.

  • Postura diferenciada

A postura é um fator diferencial no resultado de vendas do negócio. Entre os diversos aspectos, é necessário o estímulo da proatividade, responsabilidade, dedicação, motivação e muita disposição. Além disso, acreditar naquilo que se vende é um grande impulso para a melhor efetividade das vendas.