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Saiba como impulsionar a inovação no marketing para indústrias

Saiba como impulsionar a inovação no marketing para indústrias

Em resposta a mudanças drásticas no cenário competitivo, indústrias de todos os setores precisam alinhar suas equipes de marketing, vendas e operações em torno de uma visão unificada das demandas do mercado e dos clientes para implantar estratégias com mais precisão e gerar mais valor.

O setor de manufatura, por exemplo, depende muito da previsibilidade, pois seus negócios com uso intensivo de capital geralmente possuem operações físicas complexas que não podem ser modificadas de maneira rápida ou barata para atender às demandas dos clientes. Os fabricantes precisam de uma solução que os ajude a entender melhor as necessidades dos clientes, melhorando a visibilidade em toda a cadeia de valor.

Por outro lado, os consumidores procuram que cada interação com a marca seja conectada, relevante e sem atrito. No entanto, para organizações que vendem e comercializam através de grandes redes de parceiros, como franqueados, consultores financeiros, agentes de seguros ou revendedores, é um desafio manter o engajamento contínuo do consumidor em grande escala e implantar estratégias que levem mais inovação no marketing.

Expectativas estão mudando

No mundo de hoje, os produtos são comoditizados e os compradores exigem opções. As expectativas do comprador e do mercado estão mudando constantemente. Por outro lado, a manufatura é intensiva em capital, com operações físicas complexas, dificultando o ajuste rápido às novas circunstâncias.

A única maneira de superar esse desafio é prever a demanda com precisão e cumprir sua promessa de entregar uma ótima experiência do cliente. É por isso que os fabricantes estão embarcando na jornada de transformação digital e implantando as tecnologias que entregam mais inovação no marketing, incluindo análises avançadas e inteligência artificial nos dados de toda a empresa, para prever melhor a demanda e atender as demandas dos clientes.

Os fabricantes estão embarcando em suas jornadas de transformação digital. Tornou-se imperativo oferecer uma experiência diferenciada ao cliente, e fazê-lo com lucro. A quarta revolução industrial está gerando muitos dados. As empresas já possuem muitos dados sobre os clientes, mas muitas vezes esses dados estão isolados e não oferecem a chance de inovação no marketing. As empresas que unificarem esses dados e os apresentarem de maneira inteligente para a tomada de decisões orientadas a dados terão mais sucesso.

Se antes os clientes costumavam confiar exclusivamente nas equipes de marketing e vendas para fornecer as informações relevantes necessárias para fazer uma escolha de compra, hoje eles estão muito mais bem informados. Agora os clientes podem fazer toda a pesquisa necessária e tomar uma decisão antes que sua empresa perceba seu interesse. Isso torna cada vez mais importante concentrar seus esforços de inovação no marketing para criar defensores de marca, em vez de simplesmente concluir uma venda.

O futuro está nos dados

O mundo do marketing está se transformando. É tudo sobre como os profissionais de marketing estão usando dados. Essa mudança se reflete no uso de tecnologias de analytics. Hoje 40% das empresas globais já estão utilizando soluções de análise de dados segundo pesquisa realizada pela Forrester. Por que a grande mudança? Simples. Quando as decisões de marketing orientadas a dados são tomadas, os resultados são muito mais satisfatórios.

Para começar, vamos definir o termo “marketing orientado a dados”. Segundo o Financial Times, o marketing orientado a dados é “insights e decisões de marketing que surgem da análise de dados sobre ou de consumidores”. As empresas agora podem ver uma imagem mais completa das necessidades e preferências de seus clientes. Os profissionais de marketing podem tomar decisões com base nesses dados – eliminando suposições ou adivinhações.

A inovação no marketing orientado a dados oferece diversos insights e possibilidades como:

Rastreamento

Os profissionais de marketing podem avaliar o envolvimento do cliente em campanhas individuais, acompanhando o comportamento do cliente.

Segmentação

Os profissionais de marketing podem definir segmentos precisos com base no comportamento do cliente, atributos e histórico de compras.

Previsão

Com os recursos de análise preditiva das plataformas de marketing orientadas a dados, os profissionais de marketing podem antecipar as necessidades dos clientes, mapear novas ações e campanhas, identificarem possíveis falhas e entregar mensagens relevantes.

Flexibilidade

Os profissionais de marketing podem extrair dados de qualquer fonte, criar campanhas em qualquer canal, avaliar métricas importantes e otimizar sua estratégia de marketing orientada a dados à medida que seus clientes – e tendências – evoluem.

Mensurar resultados

Os profissionais de marketing podem acompanhar o comportamento do cliente e o progresso das campanhas de marketing. Os relatórios em tempo real facilitam a análise de dados, o compartilhamento de informações com as partes interessadas e a otimização da campanha.

Atingir o público-alvo

Use os dados para atingir o público-alvo certo com base nos atributos e comportamentos dos clientes. Envie a mensagem certa para as pessoas certas no momento certo.

Prever o comportamento

Use análises preditivas para ajudar a projetar estratégias de marketing orientadas a dados que aumentam conversões, taxas de cliques e valores de pedidos.