Saiba como aprimorar a experiência de seus parceiros
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Saiba como aprimorar a experiência de seus parceiros

experiência dos parceiros

Saiba como aprimorar a experiência de seus parceiros

OK, a sua empresa entrega produtos fantásticos, que atendem aos desejos dos clientes, com um preço mais do que justo e a sua estratégia de marketing está toda voltada para oferecer uma jornada de compra fantástica. Mas como esses produtos chegam nas mãos dos clientes? A maior parte das empresas depende de uma rede de distribuidores e de representantes de vendas que faça essa ponte entre a sua companhia e o cliente final. E da mesma maneira que a sua empresa precisa estar atenta à experiência do cliente, também precisa investir na experiência dos parceiros, os quais também demandam um relacionamento contínuo e personalizado.

Distribuidores e representantes de vendas são peças fundamentais da cadeia produtiva e são a principal interface com os clientes, tanto para fechar negócios quanto para captar informações sobre o produto que está à venda e subsídios para o desenvolvimento de novos produtos.

Mas muitas vezes estes parceiros não conseguem fazer a gestão de seus clientes de forma eficiente, já que não contam com plataformas e ferramentas apropriadas, e se veem perdidos em meio a caixas de correio lotadas de e-mails sem qualquer organização. A desorganização de informações e fontes desalinhadas propagam os silos de dados.

Como por exemplo, as áreas de parceiros nos sites das companhias, as quais muitas vezes não atendem as suas necessidades e entregam informações desatualizadas ou de modo não prático para facilitar seu plano de ações.

Nada atrapalha mais a produtividade de seus representantes do que perder tempo procurando informações sobre produtos e sobre as interações com os seus clientes, ao em vez de ter fácil acesso a estes dados de forma dinâmica para focar em suas tomadas de decisão.

Além disso, muitas vezes eles ainda precisam esperar que o gerente de contas do canal compartilhe KPIs para que possam avaliar os seus desempenhos e, assim, tem sua produtividade fragilizada por conta da falta de fluxo livre de informações e dashboards que trazem insights desenhados com ajuda de inteligência artificial. Estes recursos são importantes, pois podem alavancar sua performance e trazer grandes resultados para as companhias.

O sucesso de seus parceiros está diretamente relacionado ao sucesso do negócio. Quando distribuidores e representantes de vendas não têm acesso às ferramentas e recursos que precisam para fazer uma eficiente gestão dos clientes, nenhum dos parceiros conseguirá atingir o seu potencial máximo.

Felizmente, esse problema tem solução e muito pode ser feito para melhorar a experiência dos parceiros e fortalecer o relacionamento. Para que isso aconteça precisamos tomar alguns passos essenciais:

1.QUALIFIQUE OS PARCEIROS E GERE MAIS DEMANDA

A experiência dos parceiros começa com a sua integração à cultura da empresa e, para isso, é preciso investir na qualificação, que vai garantir o sucesso dessa parceria no longo prazo. Eles vão vender muito mais do que seus produtos: eles vão vender a sua marca.

Para agilizar e dar mais eficiência a esse processo de integração, em vez de publicar uma infinidade de materiais de treinamento, desenvolva jornadas de aprendizado personalizadas para atender a necessidade de cada parceiro.

Além disso, é importante engajar seus parceiros a realizarem ações de prospecção como:

• Junto ao departamento de marketing, produzir materiais ricos para auxiliá-los em seus argumentos de vendas;

• Junto ao departamento de marketing, com pesquisa e opiniões de clientes, criar conteúdos e idealizar réguas de campanhas multicanais que mantenham leads potenciais aquecidos;

• Criar campanhas de prospecção ativa utilizando metodologias de gamificação;

• Encorajar a produção de cases de sucesso e criação de novas ideias de produtos;

Por fim, para além de treinamentos e táticas de prospecção, melhore a experiência dos parceiros oferecendo plataformas que garantam uma visão profunda sobre cada cliente, atualizada em tempo real, que tragam insights sobre próximos passos para acelerar o funil de vendas, e que os permitam acesso a informações necessárias de forma rápida, para que eles representem o seu negócio com mais eficiência e gerem mais demanda dos seus produtos.

2.ACOMPANHE O PARCEIRO EM TEMPO REAL

Ao encaminhar leads leve em consideração características dos parceiros como localização, especialização, entre outras, para que o potencial cliente seja atendido pelo parceiro mais capacitado para fechar o negócio.

E, para esse atendimento, seu parceiro precisa contar com soluções que entreguem dados sobre o cliente em tempo real, e garantam a mobilidade, já que muitas companhias possuem equipes externas que necessitam deste acesso nos mais variados cenários.

Neste caso, o timing é fator crucial, distribuidores e representantes de vendas precisam de acesso a dados de forma ágil. O processo de cotação, por exemplo, precisa ser realizado em tempo real, para que então comece um processo de compra e de negociação vantajoso para todos os envolvidos.

Além disso, mesmo após o treinamento, o seu parceiro pode precisar de mais informações para responder a perguntas do cliente. Ofereça recursos de suporte, com um portal onde ele encontre artigos, FAQs e também forneça acesso a comunidades e chat ao vivo, garantindo que eles mantenham os clientes informados em tempo real e mais dispostos a fechar negócio.

3.GERENCIE O DESEMPENHO E A EXPERIÊNCIA DOS PARCEIROS

Certamente você tem expectativas em relação ao desempenho de seus parceiros, mas muitas vezes eles não têm conhecimento sobre quais métricas são usadas e quais são as mais importantes. Manter comunicação alinhada e oferecer acesso a painéis dentro do portal com avaliações do desempenho individual e da equipe é uma ótima forma de alinhar os parceiros aos seus objetivos e incentivar a colaboração.

Para que esse canal de comunicação seja de mão dupla, incentive seus parceiros a fornecerem feedbacks, ideias e informações para garantir que eles estejam engajados e se sintam valorizados. Mostre que você quer ouvir o que eles têm a dizer. O resultado de todas essas ações certamente será uma melhor experiência dos parceiros e trará maior vantagem competitiva para a sua empresa.

Ao seguir estes três passos essenciais, sua companhia poderá garantir parceiros mais engajados, o que influenciará diretamente na performance de sua equipe e consequentemente no aumento na porcentagem de KPI’s primordiais para o crescimento do seu negócio.