Como entregar experiências nas mídias sociais com IA? - Harpia Cloud
Os usuários hoje exigem cada vez mais das experiências nas mídias sociais. Saiba como as marcas podem surpreender por meio da inteligência artificial (IA)
Experiência nas mídias sociais, inteligência artificial, IA
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Como entregar experiências nas mídias sociais com IA?

jovens olhando mídias sociais

Como entregar experiências nas mídias sociais com IA?

Saiba como entregar experiências surpreendentes nas mídias sociais com IA

Neste artigo, você poderá entender com recursos como a inteligência artificial pode influenciar na experiência de audiências nas mídias sociais. Ao automatizar análises de comportamento, marcas podem promover ações pontuais e assertivas para encantar e reter seus clientes.

As redes sociais, que já foram mídias baseadas em texto, se transformaram em um meio visual. Por conta da facilidade de se transferir imagens para a Internet a partir de qualquer dispositivo, as pessoas estão compartilhando fotos em redes sociais como nunca. Segundo a pesquisa Global Mobile Consumer Survey 2017, elaborada pela consultoria Deloitte, entre os 2 mil brasileiros entrevistados:

·        55% compartilham fotos nas mídias sociais diariamente

·        27% compartilham fotos nas mídias sociais semanalmente

·        14% compartilham fotos nas mídias sociais com menos frequência

Mudanças no cenário

Antes, os profissionais de marketing precisavam analisar milhares de imagens ou ler o texto relacionado à imagem para compreender o contexto do post e então identificar uma oportunidade de negócios. Mas hoje já é possível contar com ferramentas de reconhecimento de imagens por meio de Inteligência Artificial (IA) embarcadas em soluções de marketing de mídias sociais, como as oferecidas pela Salesforce, empresa da qual somos parceiros há mais de 17 anos.

Com o uso de IA, profissionais de marketing podem automatizar a descoberta e identificação de imagens e responder de forma apropriada. Ao interpretar e entender as imagens que os consumidores postam, esses profissionais estarão prontos para abordar o cliente mesmo quando ele não tiver mencionado o nome de uma marca, produto ou serviço.

Assim, é possível obter insights sobre consumidores, rastrear marcas e atendimento via mídias sociais, obtendo:

  • Insights sobre consumidores

    As empresas podem ter dados visuais acessíveis, obtendo um entendimento mais detalhado sobre seus clientes para tomar decisões de negócio mais inteligentes. Por exemplo, se uma rede de restaurantes considera adicionar um novo prato no cardápio, ela pode aprender sobre as tendências em gastronomia com base no que os influenciadores compartilham.

    marketing- target-mídias sociais

  • Rastreamento de marca

    Profissionais de marketing podem analisar a integridade da marca, entender melhor o alcance e avaliar a efetividade de campanhas de publicidade em mídias sociais. Por exemplo, se uma companhia patrocina um evento de esportes, o sistema pode detectar quando e como o logotipo da empresa em um evento está aparecendo em uma imagem. Assim, profissionais de marketing podem mensurar com mais precisão o impacto na marca e o resultado do patrocínio de um evento.

análise de marca em redes sociais

  • Atendimento ao cliente via mídias sociais

    Os profissionais de marketing podem monitorar os feeds de redes sociais para entender como os produtos são usados para proporcionar um atendimento ao cliente proativo. Por exemplo, se uma empresa automobilística faz um recall por causa de um defeito no porta-luvas, é possível identificar casos a partir de imagens no Twitter. A partir daí, o time de marketing pode ativar ações para engajar os clientes para focar na resolução.

atendimento em mídias sociais

Como a IA irá entregar experiências surpreendentes?

A definição de Inteligência Artificial (IA) está relacionada à capacidade das máquinas de pensarem como seres humanos – de terem o poder de aprender, raciocinar, perceber, deliberar e decidir de forma racional e inteligente. E não é um conceito novo. Em 1956, John McCarthy, um professor universitário, criou o termo para descrever um mundo em que as máquinas poderiam “resolver os tipos de problemas que hoje são reservados para humanos.”

Independentemente de os modelos teóricos sobre a Inteligência Artificial existirem há muito tempo, os computadores ainda precisavam de três coisas para evoluir, de fato, da computação simples para a IA real:

  1. Bons modelos de dados para classificar, processar e analisar os dados de forma inteligente
  2. Acesso a grande quantidade de dados não processados para alimentar os modelos, para que continuem a se aprimorar
  3. Computação de grande potência com custo acessível para que seja possível o processamento rápido e eficiente

Atualmente, a IA é finalmente possível com a seguinte fórmula: Big Data + computação em nuvem + bons modelos de dados = máquinas mais inteligentes.

Criando estratégias mais inteligentes com IA

Existe um enorme volume de dados distribuídos nas mídias sociais que, para terem algum valor e gerarem experiências surpreendentes precisam ser lidos, entendidos e categorizados por programas de computação cognitiva.

E como essa nova habilidade pode afetar as estratégias de engajamento com o cliente? Oferecendo a capacidade de:

Conhecer o consumidor melhor do que ele mesmo

Com base em alguns traços em comum, ou a partir de um tema, lapso de tempo, forma de interação, usos de certas expressões e outras bilhões de características que cada indivíduo tem, é possível traçar perfis de público, delimitá-los e utilizar essas informações para montar campanhas de marketing direcionadas e efetivas.

Com isso, é possível adiantar tendências, necessidades ou desejos a serem supridos. Os dados brutos não estruturados, com o devido tratamento por programas de computação cognitivas, podem ser um grande diferencial que vai gerar vantagem competitiva.

Direcionar a publicidade e aumentar a conversão

Com base no conhecimento do consumidor, é possível utilizar programas de IA que organizem e executem campanhas de marketing com direcionamento de público. Ou seja, a partir de critérios já selecionados, as campanhas chegarão somente ao consumidor que já tem potencial interesse, com ações mais personalizadas.

Personalizar o atendimento automatizado ao humanizar o robô

O uso de assistentes virtuais, atendimento automatizado, e tecnologias semelhantes têm se tornado cada vez mais comum. No entanto, esse tipo de atendimento peca na falta do tato humano, na capacidade de comunicação.

Assistentes virtuais que utilizam programas de IA estão se tornando cada vez melhores, especialmente porque, com o Deep Learning, eles aprendem e compreendem mais a cada novo atendimento, oferecendo soluções mais rápidas para problemas similares já antes solucionados.

A humanização do atendimento é uma estratégia de marketing baseada no relacionamento. Conseguir aliar isso com a utilização da Inteligência Artificial é um grande diferencial de mercado.

Garantir uma boa experiência do consumidor para engajamento e fidelização

A conversão é o objetivo principal da maioria das estratégias de marketing, mas também existe outro resultado igualmente importante e que não deve ser esquecido: conseguir o engajamento e a fidelização do consumidor.

Uma estratégia de marketing de relacionamento passa, necessariamente, por oferecer ao cliente, mais do que um produto, e sim uma experiência excelente desde o primeiro atendimento até o momento do pós-venda — ou seja, por toda a jornada do cliente.

A Inteligência Artificial pode garantir que esses passos sejam devidamente executados, propiciando dados estruturados relevantes para os departamentos de marketing e vendas. Há muitas formas de utilizá-la na sua estratégia de marketing, da simples análise de dados até como assistente virtual.

E cada vez mais marketing e atendimento estão unindo forças para entregar experiências surpreendentes para os clientes. Estudo da Salesforce indica que 55% das equipes de marketing colaboram com as equipes de atendimento para gerenciar e responder às dúvidas e problemas nas mídias sociais.

Saiba como entregar experiências surpreendentes aos seus clientes nas mídias sociais conversando com um dos especialistas da Harpia Cloud e conheça a nossa abordagem dinâmica e moderna de implementação de soluções Salesforce.