Entenda como o compartilhamento interno de dados pode alavancar seu negócio
16122
post-template-default,single,single-post,postid-16122,single-format-standard,bridge-core-2.1.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-20.1,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive
 

Entenda como o compartilhamento interno de dados pode alavancar seu negócio

compartilhamento de dados

Entenda como o compartilhamento interno de dados pode alavancar seu negócio

Por Daniel Huallem, Sócio-diretor da Harpia Cloud

O compartilhamento de dados é cada vez mais apontado como um importante driver para que as empresas ganhem mais eficiência, reduzam custos, façam melhor uso de recursos humanos e de infraestruturas. Compartilhar dados entre áreas como atendimento, marketing, serviços e comercial permite identificar novas oportunidades de negócios e ter um profundo conhecimento sobre o cliente e, assim, entregar melhores produtos, serviços e experiências.

Se todas essas áreas se interconectarem em um ambiente comum de compartilhamento de dados para efetivamente trocar informações de que precisam, elas podem melhorar seu desempenho e otimizar processos. E não podemos deixar de lado a oportunidade de impulsionar a solução de desafios comuns a partir de insights baseados nos dados comportamentais e transações de seus clientes, que só podem ser acionados quando as informações estão transitando entre os departamentos.

A palavra-chave para essa nova abordagem é a inclusão. Todas as partes que lidam diretamente com o cliente devem ter acesso a informações em um sistema único, compartilhando informações de forma consistente e contextualizada para gerar mais valor para toda a rede. Na verdade, o primeiro passo para democratizar o acesso aos dados na empresa é alinhar as equipes de marketing, vendas, serviços e atendimento ao cliente na mesma plataforma. Reunir todos os dados e democratizar o acesso é fundamental; os dados geram inteligência e valor para as ações de todas as áreas. Agregar informações de diferentes fontes é fundamental quando a sua combinação pode levar a novos insights.

A importância de uma plataforma única

É preciso compreender como cada departamento afeta os negócios e entrega informações sobre o que funciona bem para o seu público (e o que não funciona), para que você possa melhorar continuamente a maneira como se envolve com os clientes durante toda a jornada. Ter todos os seus dados em um só lugar é essencial para entender todo esse cenário – e poder compartilhar o progresso e o desempenho com sua equipe e executivos.

É tudo ou nada

Os dados podem não produzir nada ou podem ser a chave para o lançamento de uma nova linha de produtos ou inovadores serviços. Podem afetar apenas uma pequena porcentagem da receita atual de uma empresa, mas podem ser um dos principais fatores de crescimento no futuro. Muitas organizações já enxergam esse potencial e o dados só tendem a crescer, oferecendo novas oportunidades.

Mas, para realmente gerar valor, é preciso contar com a correta infraestrutura para apoiar essa nova cultura, já que a democratização dos dados coloca informações cruciais de negócios nas mãos de quem precisa. E, com essa democratização, as empresas se tornam muito mais competitivas. Aplicativos de Inteligência Artificial integrados a soluções como CRM são apenas a ponta do iceberg. Na verdade, todo banco de dados fará parte de um sistema de registro único e realmente útil. Desde que, claro, esses dados sejam compartilhados.

Saiu na mídia: IT Fórum 365