Como aumentar a produtividade do time de vendas? - Harpia Cloud
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Como aumentar a produtividade do time de vendas?

produtividade do time de vendas

Como aumentar a produtividade do time de vendas?

Vendas é parte fundamental de uma organização e, aos líderes de negócio que querem acelerar seu crescimento cabe fornecer as melhores ferramentas para impulsionar a produtividade do time de vendas, aumentar as taxas de conversão, fortalecer os relacionamentos com os clientes e facilitar o processo de venda. Estamos em um momento em que, mais do que nunca, o cliente está conectado, veloz, informado e no centro dos negócios. E as empresas precisam se adaptar, principalmente em relação à estratégia de vendas.

Por isso, um dos grandes segredos é que, para sua empresa conseguir vender mais no longo prazo, não adianta apenas aumentar as vendas em números. No cenário de oportunidades de vendas, a qualidade é tão importante quanto a quantidade. Para o resultado ser eficaz, é preciso pensar na estratégia como um todo e melhorar a maneira como sua empresa está fechando negócios.

Líderes de negócio precisam entender que, para vender mais, não importa apenas o número de clientes que são abordados pelo time de vendas. Tão importante quanto a quantidade de clientes prospectados, é a qualidade do lead e o conhecimento que o vendedor tem sobre seu comportamento, desejos e ações.

E é a partir de ferramentas que os times de venda ganham acesso a um mundo de possibilidades na hora de avaliar e gerar insights que possam ajudar a fechar mais negócios.

Gestão de leads

O ciclo de vendas mudou ao longo dos anos e agora os vendedores têm uma grande quantidade de dados em suas mãos, mas, infelizmente, muitos não sabem o que fazer com eles. É vital que os vendedores tenham o máximo de dados a respeito de seus clientes potenciais a fim de que eles descubram as intenções e quaisquer atividades que antecedam um contato inicial, por exemplo.

Grande parte da decisão de compra acontece enquanto o cliente está pesquisando a sua empresa e as informações dos produtos e serviços que oferece. Aliar essas informações ao processo de gestão de leads pode facilitar ainda mais o trabalho no primeiro contato.

Organizar os dados em uma plataforma de CRM com a ajuda da equipe de especialistas da Harpia Cloud ajudará a preparar o vendedor para uma abordagem mais inteligente e em sintonia com o cliente.Com as informações integradas em uma base única é possível definir prioridades e a tomada de decisão com base nas informações mais recentes a partir de insights como leads principais, próximas etapas e ações sugeridas.

As ferramentas de CRM atualmente são bastante acessíveis, intuitivas e fáceis de usar e oferecem dois grandes benefícios: a redução de processos manuais e o aumento das informações estruturadas e centralizadas sobre o cliente e as atividades relacionadas a eles.

Analytics para recomendar o follow-up de vendas15

Não há dúvidas de que vendedores confiantes e focados trazem mais oportunidades para o pipeline, mas é difícil se sentirem confiantes quando o que têm em mãos são leads escassos com poucas ou nenhuma informação sobre intenção de compra ou dados pontuais como se o perfil se encaixa a um produto ou serviço, ou a probabilidade de realizar uma compra em breve com base em um engajamento gerado por marketing.

como se o perfil do cliente se encaixa a um produto ou serviço, ou a probabilidade de realizar uma compra em breve com base em um engajamento gerado por marketing.

A fim de evitar a perda de horas toda semana pesquisando os leads, muitas empresas estão alavancando as tecnologias de perfilamento e pontuação (scoring) preditiva para gerar um follow-up mais eficiente e rápido. Quando fica mais fácil para o vendedor priorizar os clientes certos e planejar como engajá-los, o follow-up fica mais consistente e aumentam-se as chances de vender mais e melhor.

Territórios de vendas com base em pontuação preditiva das contas

Quando seus negócios dependem de prospecção ativa (outbound) em contas nomeadas, é essencial focar primeiro nas contas com maior propensão de gerar receita. No entanto, se as regiões atribuídas ao executivo de vendas não trazem uma distribuição igualitária de clientes com base na pontuação das contas, alguns funcionários podem ficar com clientes mais promissores do que outros.

A análise preditiva permite que empresas tomem decisões sobre atribuição de região com base não apenas na geografia, mas onde as melhores contas estão concentradas, dando a cada vendedor a mesma chance de fechar um novo negócio. Isso aprimora a estrutura do time de vendas, e elimina a pressão sobre vendedores em regiões menos concentradas onde a busca manual por novas contas pode não render frutos.

Automação de marketing

O conceito de automação de marketing permite que as empresas aumentem a geração de demanda para a área de vendas com poucos recursos financeiros e humanos na área de marketing. Alguns exemplos de funcionalidades de uma solução de automação de marketing incluem e-mail marketing, construção de páginas web e automação de réguas de contato.

A automação destes processos aumenta a eficiência dos vendedores. Por exemplo, se um cliente pede informação sobre algum produto ou serviço, você pode enviar um e-mail padrão programado para esse tipo de solicitação. O vendedor não precisará mais interromper o fluxo de trabalho toda vez que um cliente entrar em contato para fazer perguntas simples.

Equipe móvel

A mobilidade criou novos pontos de contato entre pessoas e empresas. Por isso, para aumentar as vendas, é preciso que os vendedores estejam conectados com os clientes quando e onde eles quiserem.

Gerenciar esse relacionamento exige uma estratégia multichannel e a ajuda de uma solução que seja capaz de organizar os leads e o processo de vendas. Os novos canais podem ser aproveitados para conduzir mais leads do que nunca e, consequentemente, fechar negócios de forma mais ágil.

O objetivo é que com a implantação de um app de vendas o time de vendas ganhe a capacidade de:

  • Gerenciamento em tempo real
  • Maior colaboração entre o time de vendas e gestores
  • Rastreamento de desempenho
  • Maior flexibilidade

Com base em todos esses fatores, ao implementar um eficiente time de vendas na sua empresa, você pode obter diversos benefícios, como a economia de tempo, o aumento da receita e mais oportunidades. Mas é preciso otimizar processos a partir da solução das suas necessidades com a implantação das ferramentas mais adequadas. Conheça a metodologia de implementação da Harpia Cloud e aumente a produtividade do seu time de vendas com as mais inovadoras ferramentas digitais.