Visualização de dados: Como lucrar mais em menos tempo - Harpia Cloud
Visualização de dados. Qual a importância que a visualização de dados tem na sua empresa? E como a data visualization pode impactar seus resultados
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Visualização de dados: Como lucrar mais em menos tempo

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Visualização de dados: Como lucrar mais em menos tempo

A visualização de dados (Data Visualization) é uma das principais ferramentas quando se trata de tomada de decisões numa empresa. Ela organiza todos os dados necessários num formato fácil de sintetizar por qualquer profissional.

Temos uma enorme quantidade de dados que são coletados diariamente, sobre nossos clientes e sobre o mercado. Um só dado, com o filtro certo, pode fazer toda a diferença numa campanha publicitária de uma empresa ou na oferta de um produto para a carteira de clientes certa.

Toda essa quantidade de dados é extremamente difícil de analisar, onde não cabem todos os dados num só campo de visão. E uma visualização de dados bem feita é o grande segredo para sempre tomar a decisão certa nos momentos mais cruciais da empresa.

O que é visualização de dados?

Uma frase que representa bem a visualização de dados é: “Você entendeu ou quer que eu desenhe?”. Porque é exatamente o que ela faz, hoje com o big data é praticamente impossível processar todas as informações que precisamos para uma tomada de decisões sem uma representação visual, como gráficos, mapas e diagramas.

Esses gráficos podem separar as categorias de dados em formatos e cores diferentes para uma melhor visualização.

Exemplo:

A receita de CRM’s nos anos de:

  • 2010: US$13.729.000.000
  • 2011: US$$16,080,000.000
  • 2012: US$$18,090,000.000
  • 2013: US$$20,790,000.000
  • 2014: US$$23,886,000.000
  • 2015: US$$27,573,000.000
  • 2016: US$$31,729,000.000
  • 2017: US$$36,509,000.000
  • A previsão de receitas de sistemas CRM para 2025 é de US$80.000.000.000
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Tabela de previsão de receitas de sistemas CRM para o ano de 2025

 

Em qual das representações ficou mais claro o crescimento e a projeção do mercado?

Esse gráfico mostra bem como ficaria mais simples para a empresa, por exemplo, decidir se vai, ou não, investir no mercado de sistemas CRM.

Assim que você olha para ele, em segundos, você já sabe exatamente qual a projeção que os dados apresentam.

Porque além de organizar os dados, eles evitam que dados sejam perdidos durante a análise.

Preparação de dados

O processo mais importante da visualização de dados, é a parte que consome o maior tempo do processo, porém, sem a preparação, o processo seria muito mais demorado e menos assertivo.

O que a preparação de dados faz é uma filtragem dos dados, afinal, para fazer uma visualização de dados bem sucedida é preciso visualizar os dados certos.

Um processo de preparação de dados segue uma estrutura simples:

  1. Agrupar os dados da sua base
  2. Estruturá-los em um só formato
  3. Excluir dados ausentes e discrepantes
  4. Fazer um check-up
  5. Unifique os dados em uma só dashboard

Essa preparação é muito importante para evitar dados duplicados, dados em branco ou fora do lugar. Isso contribui para uma visualização de dados muito mais precisa, com uma tomada de decisão cirúrgica.

Visualização de dados para estratégia (Empresa/equipe)

“O que não é medido, não é gerenciado”, W. E. Deming. Medir os dados coletados ao longo do tempo é um dos fatores mais vitais para o crescimento de uma corporação.

Com a visualização de dados conseguimos analisar uma quantidade de dados muito maior, de forma muito mais assertiva.

Ao invés de passarmos dias apenas separando e comparando dados, só precisamos filtrar os dados já coletados e transformá-los em gráficos através de filtros para entender os comportamentos do nosso público.

Para uma tomada de decisão tão importante, um setor de uma empresa pode precisar analisar centenas de dados como esses. E a visualização de dados entra para economizar a energia desses profissionais, diminuindo também a margem de erro e o tempo que levaria para tomar essa decisão.

O auxílio de uma visualização de dados evidencia com clareza o impacto que os dados têm, diferente da lista, ele traduz toda aquela informação para que nosso cérebro consiga processá-la sem nenhum esforço, facilitando previsões de comportamento dos consumidores e tendencias do mercado.

Saber prever padrões e comportamentos do cliente e do mercado ajuda a criar uma projeção do mercado. Tornando uma tomada de decisão mais precisa, que muitas vezes pode fazer toda a diferença no sucesso de uma corporação.

Big data

Todo o aglomerado de informações que são coletadas todos os dias de consumidores do mundo inteiro é chamado de Big data.

A quantidade de informações que são coletadas do público é tão massiva, que levariam anos para uma pessoa ler todos os dados coletados em apenas um dia.

Todos esses dados são coletados através de anúncios e cliques no Facebook, Instagram, Google, e-commerces, GPS, e todos os outros softwares e dispositivos que são capazes de coletar informações do usuário.

Eles representam a velocidade de crescimento do mercado com a quantidade gigantesca de dados que são coletados a cada segundo

A visualização de dados faz uma filtragem de todos esses dados para poderem ser analisados de forma efetiva, começando um processo de puxar informações do big data.

  • Coletar informações
  • Salvar na nuvem
  • Filtrar
  • Construir gráficos e organizá-los
  • E finalmente analisar cada aspecto relevante para a organização

Seria a mesma diferença entre buscar a agulha num palheiro, ou ter um sistema que separa apenas as agulhas que você precisa, categorizadas em tamanho, espessura e cores diferentes.

Benefícios da visualização de dados para o cliente

Os clientes estão mais exigentes do que nunca com os produtos e serviços que consomem. Eles analisam se a marca se alinha com seus princípios, se a empresa sabe realmente ofertar aquilo que eles precisam e, principalmente, se a empresa não está desperdiçando o tempo dele.

E todos os consumidores hoje já estão cientes que seus dados estão sendo coletados e analisados para poderem fazer essas ofertas.

Fazer uma oferta certa a esse cliente pode ajudar a construir uma reputação brilhante para uma empresa, ganhando não só aquele cliente, mas todas as recomendações e credibilidade que vêm de uma oferta bem sucedida.

A visualização de dados auxilia todo o processo do funil, com ela é possível prever comportamentos e padrões de consumo que ajudam a moldar um relacionamento incrível com os clientes.

Ajudando inclusive a identificar erros no funil que não seriam percebidos sem uma representação visual.

Do prospect, até o fechamento e o pós venda, saber quais são as expectativas e as necessidades dos clientes e surpreendê-los é essencial.

Importância da visualização de dados

A visualização de dados fica cada dia mais desafiadora e complexa, com a quantidade de dados aumentando exponencialmente em vários canais diferentes. O que faz com que a data visualization seja cada dia mais necessária também.

Sempre chega um momento em uma empresa em que, para crescer, ela vai precisar utilizar uma visualização de dados de qualidade. Ela é necessária em qualquer nicho, quanto mais um negócio cresce, mais ele precisa de uma análise de dados assertiva.

A visualização de dados é o que traz clareza aos próximos passos de uma corporação

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