Líder de Mulesoft na Harpia Cloud é nomeado Embaixador Mulesoft - Harpia Cloud
16488
post-template-default,single,single-post,postid-16488,single-format-standard,bridge-core-2.1.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-20.1,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.6.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-16526
 

Líder de Mulesoft na Harpia Cloud é nomeado Embaixador Mulesoft

homem-nomeado-embaixado-mulesoft

Líder de Mulesoft na Harpia Cloud é nomeado Embaixador Mulesoft

Guilherme Pereira conquistou seu reconhecimento como um dos 28 embaixadores da Mulesoft no mundo.

Recentemente, Guilherme Pereira, líder de projetos voltados a implementação da plataforma Mulesoft, foi nomeado como um embaixador da marca. Para Guilherme, apaixonado pela tecnologia, a indicação foi uma surpresa muito bem recebida.  

Neste artigo, esclareceremos do que se trata a plataforma Mulesoft e qual a importância de um embaixador para a comunidade desta tecnologia que hoje reúne mais 10.000 membros ao redor do mundo. 

O que é Mulesoft?

A Mulesoft é uma plataforma que tem o papel de facilitadora no desenvolvimento de módulos, recursos e conectores em um único lugar. Com ela, empresas que necessitam integrar dados de uma ponta a outra, podem realizar este processo de modo mais ágil e seguro. 

Por meio desta plataforma é possível: 

  • Criar API’S – um conjunto de rotinas e padrões de programação para acessar um aplicativo de software ou plataforma baseado na Web  
  • Gerenciar o ciclo de vida destas API’S – garantindo uma visão muito mais clara do processo e eventuais necessidades de melhorique asseguram um melhor fluxo de dados 
  • Reciclar as estruturas de API’S – para utilizar em novas integrações, acelerando o processo de desenvolvimento e conexão com novos sistemas. 

Para deixar mais claro, vamos expor 2 cenários de uso desta plataforma: 

Para empresas 

Vamos imaginar que nossas bases de dados são dois reinos distantes, Apianos e Mules, e ambos se comunicam com línguas diferentes. Para que esses reinos distantes se comuniquem de modo eficaz e ágil, é necessário criar uma ponte de dados muito grande e por conta deste processo ser extenso, acaba influenciando diretamente no tempo de conclusão de um projeto 

Neste cenário, a plataforma da Mulesoft se localiza entre os reinos dos Apianos e Mules com seus grandes poderes de integração e conhecimento em diferentes linguagens que acelera o processo de construção desta ponte entres estes dois reinos tão distantes.  

Para o consumidor final 

Vamos imaginar que Silas gostaria de comprar novas mobílias para sua casa e ao entrar em um e-commerce de móveis, o “Nok & Shok”, localiza o local de cadastro que acessa à loja e ao seu carrinho de compras. Entre as opções, existem tanto o cadastro comum, onde ele tem a tarefa “árdua” de digitar TODOS os seus dados, quanto por meio das redes sociais que ele pode utilizar seu login e senha do Facebook, por exemplo, para se cadastrar. 

 A facilidade que Silas encontra ao simplesmente usar seu login e senha de uma rede social para entrar loja é proporcionada por meio do uso de uma API que automaticamente busca seus dados e os preenche nesta nova plataforma com apenas um clique. 

O que significa se tornar um embaixador Mulesoft? 

O embaixador Mulesoft tem como principal papel ajudar desenvolvedores a conectar aplicativos, dados e dispositivos por meio do compartilhamento de sua paixão pela tecnologia e experiência. 

Quais são os requisitos para conquistar este título? 

Alcançar o título de embaixador na Mulesoft não é uma tarefa fácil. Cada um destes desenvolvedores ou arquitetos assumem o papel de mentores para milhares de membros da comunidade Mulesoft.  

A jornada do embaixador tem seu início como um contribuidor individual para a comunidade tecnológica.  O profissional que alça o papel de embaixador, precisa ter grande vontade de compartilhar seu conhecimento e ganhar reconhecimento pelos seus companheiros na comunidade.   

Todo membro da comunidade possui a oportunidade de provar que merecem o título de embaixador, mas precisam realizar certas atividades como: 

  • Participar de Meetups da Mulesoft: estes profissionais precisam ser ativos em suas comunidades locais e online, seja criando seu próprio conteúdocompartilhando ou tomando participação ativa nos fóruns de discussão dos Meetups. 
  • Contribuir com a comunidade: O melhor jeito de espalhar seu conhecimento é fazendo contribuições para a comunidade. Conteúdos de todas as formas são bem-vindos – artigos de blogs, tutoriais em vídeo e casos de uso da ferramenta. 
  • Tornar-se um ajudante ativo no Fórum da Mulesoft: Responder dúvidas de membros da comunidade é um ótimo jeito de compartilhar sua expertise e ganhar reconhecimento como fonte de experiência na comunidade da Mulesoft. 

Os embaixadores Mulesoft necessitam ser experts na tecnologia e sempre estarem atualizados com as novidades da ferramenta 

Hoje, estes profissionais necessitam garantir 6 certificações em diferentes áreas de conhecimento da plataforma e realizar cerca de 7 treinamentos oficiais. 

Para facilitar o processo de treinamento e certificações, a comunidade a Mulesoft costuma sortear vouchers em seus eventos para engajar seus membros e garantir novos experts em sua tecnologia. 

Quem é Guilherme Pereira? 

Guilherme Pereira iniciou sua jornada no mundo da tecnologia em 2008 como desenvolvedor de softwares. Nesta época, já trabalhava com linguagens como JAVA e focava suas atividades na integração de sistemas. 

Pereira sempre teve apresso por tecnologias open source – código aberto, e quando teve seu primeiro contato com o Mulesoft em 2013, seus olhos brilharam. 

Já em 2014, investindo no estudo da plataforma e buscando experiência, Guilherme desenvolveu seu primeiro projeto de Mulesoft como arquiteto de integrações. 

Em 2019, após compartilhar muito conhecimento e conquistar ainda mais expertise, Pereira foi convidado a sediar eventos da Mulesoft em São Paulo para promover a marca, já como um speaker renomado na comunidade da tecnologia. 

Em 2020, Guilherme se tornou um #expert do Grupo Experity, como líder de Mulesoft na Harpia Cloud. 

Ao conquistar seu espaço na comunidade Mulesoft, seguindo todos os requisitos, Guilherme foi indicado por companheiros para receber o grande título de embaixador Mulesoft.