Campanha de Marketing com tecnologia? Veja! - Harpia Cloud
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Como criar uma Campanha de Marketing e usar a tecnologia para ter mais resultados? 

Como criar uma Campanha de Marketing e usar a tecnologia para ter mais resultados? 

Como criar uma Campanha de Marketing e usar a tecnologia para ter mais resultados? 

Após desenvolver um planejamento de negócio, criar a identidade da marca e começar a operação, é hora de trazer os clientes. Para isso, fazer uma boa campanha de marketing é fundamental. 

O objetivo é que, por meio da divulgação e do relacionamento com o público, a empresa atinja seus objetivos e os resultados esperados, seja o posicionamento da marca, o engajamento ou o número de vendas.

Com o cenário digital, as campanhas de marketing ganharam uma importância ainda maior, já que agora contam com uma grande aliada para trazer mais inteligência e estratégia: a tecnologia!

São diversas as possibilidades e ferramentas que utilizam a tecnologia e o ambiente online para criar campanhas de marketing mais assertivas e rentáveis. 

Porém, para isso não basta colocar um anúncio nas redes sociais ou enviar um e-mail marketing para seus contatos. Para ter mais resultados é preciso planejamento, estratégia e o apoio de algumas técnicas e ferramentas.

Neste artigo você entenderá melhor como criar uma boa campanha de marketing e utilizar a tecnologia para ter ainda mais resultados.

O que é uma Campanha de Marketing?

Campanha de marketing é um conjunto de ações de promoção de uma determinada empresa, produto ou serviço, com o objetivo de atingir o público e gerar venda ou conhecimento da marca.

As ações de uma campanha podem ser veiculadas em diversos canais, que podem ser online, offline ou no conceito do omnichannel, mas sempre com estratégia e com o público-alvo bem definido.

Para entendermos na prática, podemos pensar em uma campanha de marketing para o Dia do Cliente, por exemplo.  Muitas empresas aproveitam a data para divulgar ações com foco no relacionamento e na experiência do cliente. 

Para isso, as áreas de marketing desenvolvem uma sequência de ações estratégicas para atingir seu público, tais como anúncios, e-mail marketing, redes sociais, conteúdo e muito mais.

Alguns conceitos e definições são importantes antes mesmo de começar a criar suas campanhas. Confira a seguir!

O que é preciso definir para montar uma campanha?

Budget

Saber o quanto a empresa tem disponível para investir em marketing não é o mesmo que definir o orçamento de uma campanha. 

É preciso avaliar alguns requisitos para ter um budget bem alinhado, como o porte das ações, quais são os canais de divulgação, qual será o tempo de duração e o alcance da campanha. 

Objetivo

Uma campanha bem sucedida tem um objetivo claro, bem definido e que seja mensurável. Expor em detalhes esse objetivo é essencial para saber como e quais ações serão mais condizentes para alcançá-los. 

Se você vai lançar um produto no mercado, por exemplo, o objetivo de gerar uma alta quantidade de vendas já na primeira semana seria difícil. 

Porém, se a ideia é gerar awareness sobre ele, o objetivo seria de alcançar um determinado número de pessoas e a sua campanha precisaria focar em despertar a curiosidade e interesse do público-alvo.  

Duração

Toda campanha de marketing também precisa ter um prazo. De acordo com o seu objetivo e orçamento, determinar o período de campanha ajuda a ter análises e comparativos mais criteriosos e assertivos.

Além disso, o controle dos resultados e, principalmente, do orçamento investido, fica mais fácil. Campanhas muito longas podem gerar também o desinteresse do público.

Público

Com quem você quer falar na sua campanha de marketing? 

Essa é uma das perguntas mais importantes para ter bons resultados, afinal poderá direcionar toda a estratégia, seja na escolha dos canais ou mesmo a identidade ou a linguagem utilizada nas ações de marketing ou CX.

Até quando um mesmo produto ou serviço atende a personas diferentes, certamente, você terá melhores resultados com campanhas diferentes personalizadas para cada tipo de público-alvo.

Recursos

Além do orçamento disponível para a campanha, quais recursos você tem a disposição para usar nas ações? 

Estamos falando desde recursos tecnológicos como os canais e ferramentas disponíveis, até aos recursos humanos como a equipe dedicada para criação e distribuição da campanha.

Conteúdo

Sabendo qual é o público-alvo e qual o objetivo, é hora de colocar a criatividade em prática e caprichar no conteúdo da sua campanha. 

Além de despertar a atenção, uma dica importante é ter uma mensagem alinhada às dores e necessidades do cliente, que o seu produto ou serviço se propõe a solucionar.

Como criar uma campanha de marketing?

Após definir o objetivo e os conceitos básicos da sua campanha de marketing, a criação da mesma exige ainda três etapas: planejamento, execução e análise. 

Essa divisão pode ser simplificada como o que fazer antes, o durante e o depois de uma campanha. O objetivo é que na primeira etapa se pense o que fazer, na segunda colocar em prática para, por fim, conferir os resultados. Confira!

Planejamento

O planejamento é a parte mais importante de uma campanha, afinal se ele não for bem feito, as outras etapas de execução e análise também ficarão comprometidas.

Por isso, é preciso pensar com estratégia em tudo que estará envolvido na campanha, como todos os pontos que levantamos acima, tais como objetivo, duração e orçamento. 

É nessa etapa ainda que se deve alinhar as expectativas da campanha com o budget e os recursos disponíveis, por exemplo. Não adianta estipular metas que estão fora da realidade do seu planejamento.

Procure determinar quais são os resultados mínimos esperados e, assim, superá-los!

Execução

É hora de colocar a sua campanha para rodar! O ideal nessa etapa é  seguir tudo o que foi planejado na fase anterior, já que foram pensados com o objetivo de cada ação traga um resultado esperado.

Porém, ajustes podem – e devem – ser feitos caso se encontre divergências ou possibilidades de melhorias na estratégia. 

Durante todo o tempo que a campanha estiver no ar, estaremos na fase de execução.

Análise de resultados

Com a tecnologia e as ferramentas de análise disponíveis no meio online, não é preciso esperar o fim da campanha para acompanhar os resultados de uma campanha de marketing.  

Logo ao começar a execução das ações já é possível fazer o monitoramento – muitas vezes em tempo real. Assim, se os resultados estiverem muito longe do esperado e planejado, você poderá fazer ajustes mesmo com a campanha ativa.

Com o fim da campanha, de acordo com o prazo estipulado, será feita a análise completa dos resultados das ações, permitindo comparar e avaliar cada canal e ação para determinar o sucesso ou não da estratégia. 

A análise de cada campanha é fundamental para corrigir falhas, testar ideias que ainda não foram comprovadas por dados e, principalmente, para guiar a estratégia e definir os objetivos de campanhas futuras.

BÔNUS – Testes

Uma ótima forma de ter mais clareza e certeza sobre o sucesso de uma campanha de marketing é testando. Novamente a tecnologia e o cenário online serão aliados da sua estratégia, já que permitem a realização dos chamados Testes A/B.

Comparando duas variáveis diferentes, esse tipo de teste permite entender as preferências do público e, assim, tornar as campanhas ainda mais assertivas.

 Para isso, escolha e divida o seu público em dois grupos, porém com as mesmas quantidades e características, depois mostre sua campanha com variáveis diferentes para cada um deles. 

Analise a campanha com os melhores resultados, realize os ajustes necessários e deixe a sua estratégia ainda mais alinhada para o sucesso!

Como a tecnologia pode ajudar nas campanhas de marketing?

Como podemos perceber ao longo desse texto até agora, a tecnologia está presente desde o planejamento, passando pela execução, até a análise de dados de uma campanha de marketing.

Além disso, o cenário digital é hoje a principal plataforma para o marketing, já que o público está cada vez mais online e o ambiente favorece com alguns fatores como maior controle, menor custo, alcance e, etc.

Vantagens da tecnologia no marketing

Ao investir em uma campanha de marketing digital e com o uso das tecnologias, você conta com alguns benefícios. Conheça:

Maior controle

Podendo acompanhar os resultados em tempo real, no ambiente digital é possível controlar melhor o quanto está sendo investido, qual o retorno e as principais métricas e indicadores de sucesso.

Variedade de canais

Outro grande benefício das campanhas digitais está na sua imensa variedade de possibilidades. 

É possível criar ações e conteúdos de uma mesma campanha para diversas mídias, garantindo assim não só um alcance maior de público, como uma constância e frequência que muitas vezes são fundamentais para se ter sucesso!

Personalização

A Experiência do Cliente é um fator determinante para o progresso de um negócio no mercado atual. Por isso, cada vez mais empresas investem em experiências personalizadas, garantindo um atendimento eficiente e a consequente satisfação.

Com o apoio da tecnologia e das plataformas de CX, também é possível usar a criatividade e a personalização nas suas campanhas para manter o cliente engajado e encantado com a marca!

Melhor ROI

Com maior controle e assertividade das ações, o retorno sobre o investimento tende a ser maior do que em campanhas de marketing sem o uso da tecnologia. 

Afinal, as chances de ter resultados são muito maiores quando você consegue decidir para quem, como e por quanto tempo determinada mensagem será disponibilizada.

Principais ferramentas e ações:

Agora que já vimos o que é uma campanha de marketing, como montar uma e quais as vantagens de usar a tecnologia ao seu favor, está na hora de saber o que pode compor as suas ações.

Como falamos, são diversas as possibilidades de ferramentas e estratégias no mercado digital. Por isso, vamos focar em algumas das mais conhecidas e eficientes, confira a seguir!

Links patrocinados

Também conhecidos como anúncios pagos, os links patrocinados nada mais são do que as campanhas de publicidade online que aparecem nos resultados de busca do Google, nas redes sociais e nos sites que participam da rede de display da gigante das buscas.

Nessas plataformas é possível criar e impulsionar campanhas para um público específico e de acordo com as palavras-chaves relacionadas ao seu negócio, produto ou serviço, aumentando assim a sua visibilidade e as chances de conversões.

Plataformas de mensagens

As plataformas de mensagens, tais como chat online, o próprio WhatsApp ou mesmo soluções de gestão mais robustas como o Marketing Cloud da Salesforce, também são cada vez mais utilizadas nas campanhas de marketing. 

Afinal, esse é um importante canal de relacionamento com quem já é cliente ou – ao menos – fez alguma negociação e demonstrou interesse.

Além disso, muitas vezes as ações de uma campanha, como nos anúncios pagos, serão o primeiro contato de uma pessoa com a sua marca. Por isso, quando essa pessoa entrar nos canais de atendimento é preciso que a comunicação esteja alinhada ao prometido na campanha.

E-mail Marketing

Se engana quem pensa que o e-mail marketing já é uma ferramenta ultrapassada, na verdade, continua sendo uma ótima maneira de se comunicar com o seu público.

Além de permitir conversar com quem já conhece a sua marca e, possivelmente, já está em estágio avançado no funil de conversão, ter os e-mails nas suas campanhas de marketing é fundamental para nutrir e convencer aqueles leads que demonstraram interesse por outras mídias.

Redes Sociais

Com cada vez mais possibilidades e canais disponíveis, as redes sociais são altamente estratégicas para as campanhas de marketing. 

Isso porque, além do público que usa com frequência essas mídias sociais, as plataformas contam com diversas opções e vantagens para que as ações das campanhas sejam assertivas e rentáveis.

É possível personalizar o público-alvo, testar formatos e conteúdos diferentes, e, claro, acompanhar a performance de tudo em tempo real.

Plataforma CX – CRM

As plataforma de CX – Customer Experience -, também conhecidas como CRM, agrupam, organizam e dão inteligência para o controle dos dados de cada cliente ou lead.

Oferecendo diversas opções de estratégias com uso da segmentação do público e a possibilidade de realizar análises em grandes escalas, essa plataformas também podem – e devem – ser consideradas suas campanhas de marketing.

Além de permitir falar com quem já está na sua base, como no e-mail marketing, e criar ações específicas para esses leads, um CRM ainda permite tirar insights e entender melhor as necessidades e interesses dos clientes para, assim, guiar o planejamento da sua campanha.

Marketing de Conteúdo

Nem sempre uma campanha de marketing terá o objetivo da venda direta, muitas vezes a estratégia necessária será de ir convencendo o público-alvo até que ele entenda que precisa da sua solução e, assim, se torne um lead.

Para isso, a melhor opção é investir em marketing de conteúdo. 

Criando e divulgando conteúdos que atraiam a atenção e entreguem algum valor para a persona definida para a campanha, é possível inserir o cliente nas primeiras etapas da jornada de compra.

Você pode, por exemplo, criar blog posts com foco na palavra-chave alvo da sua campanha e, com isso, conquistar tráfego orgânico atraindo pessoas com interesse em determinado assunto. 

Outra possibilidade seria criar vídeos e materiais ricos para gerar mais conversões de leads e, por meio, de e-mails ou mesmo plataformas de mensagens, ir fazendo a qualificação até o momento da compra.

O que não faltam são opções para colocar a criatividade e facilidade de distribuição em prática e oferecer conteúdos irresistíveis ao seu público.

Conclusão

Ao longo dessa leitura você pode perceber que a tecnologia traz algumas vantagens para que empresas criem e gerenciem campanhas de marketing com mais estratégia, acompanhamento e retorno de resultados.

São muitas as possibilidades e ferramentas disponíveis, mas em todos os casos é preciso ter planejamento e definir com cuidado – e base nos dados – para garantir a efetividade das ações.

Seguindo os passos citados aqui, somando criatividade e estratégia, com certeza as suas campanhas de marketing terão ainda mais chances de sucesso!

Conte para gente nos comentários o que achou das dicas e, caso tenha mais alguma prática que não abandone nas suas campanhas, compartilhe com a gente!